ELEIÇÕES CRP RS – 2019



Informações sobre as eleições 2019 do Conselho Regional de Psicologia do RS e consulta ao Conselho Federal de Psicologia

Em 2019 haverá eleições para o Sistema Conselhos de Psicologia, objetivando eleger representantes para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais de Psicologia.

Como novidade, o processo eleitoral será realizado, exclusivamente, pela internet, no período de 23 a 27 de agosto de 2019. Para os psicólogos que desejarem votar na sede e subsedes do CRP, poderão realizá-lo no dia 27 de agosto, das 9h às 17h. Os demais poderão utilizar dispositivo eletrônico, de escolha do profissional, ou em local de votação, tais como celular, tablet ou computador, em sua residência, trabalho, lan house, a partir das 8h do dia 23/08 até as 17h do dia 27/08.

O voto é pessoal e obrigatório, incorrendo o eleitor que não votar em multa prevista na legislação vigente, salvo se apresentar justificativa por escrito no prazo de 60 (sessenta) dias contados da realização do pleito.

As eleições para o Conselho Federal de Psicologia se farão por meio de Consulta Nacional, que irá eleger 11 (onze) membros efetivos e 11 (onze) suplentes. No CRPRS, as eleições deverão prover os cargos para 15 (quinze) conselheiros titulares e 15 (quinze) conselheiros suplentes.

Saiba mais informações sobre as Eleições 2019 e participe do seu Conselho

›› Quais são as chapas para o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e seus integrantes?

›› Débitos com o CRPRS
Para votar, é preciso quitar débitos ou negociar dívidas referentes a anuidades até o ano de 2018. Psicólogas/os que não estiverem aptos a votar, deverão entrar em contato com o CRPRS para regularizar sua situação e terão que votar de forma presencial, comparecendo a um dos postos de votação no dia 27/08.

›› Postos de votação
Na terça-feira, dia 27 de agosto, haverá postos de votação e plantão de atendimento na sede do CRPRS, em Porto Alegre, e nas subsedes do CRPRS, em Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas, das 8h às 17h.

Confira os endereços:

- Sede – Porto Alegre - Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar
- Subsede Centro-Oeste – Santa Maria – Rua Mal. Floriano Peixoto, 1709/401
- Subsede Serra – Caxias do Sul - Rua Cel. Flores, 749/505
- Subsede Sul – Pelotas - Rua Barão de Santa Tecla, 583/406

›› Quais cargos estão sendo eleitos nestas eleições?
Nestas eleições serão escolhidos:
• 15 (quinze) conselheiros efetivos e 15 (quinze) suplentes para o Conselho Regional de Psicologia, por uma gestão de 3 (três) anos;
• 11 (onze) membros efetivos e 11 (onze) suplentes para o Conselho Federal de Psicologia.›› Quem pode votar?
Psicólogas/os que estejam em dia com o pagamento da anuidade do CRPRS em relação aos exercícios anteriores, até o dia 27 de agosto 2019.
O profissional que não estiver em dia com o pagamento da anuidade 2018 ou anteriores deve contatar com setor de Cobrança do CRPRS, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3334-6799 ou 0800.001.0707 para regularizar sua situação.›› O voto é obrigatório?
Sim. O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório e será dado à chapa completa, entre as inscritas e habilitadas ao pleito.
São eleitores os/as psicólogos/as que estejam adimplentes em relação aos exercícios anteriores, até o dia das respectivas eleições, ainda que sob a forma de parcelamento do débito, bem como em pleno gozo de seus direitos.
O voto é facultativo para os/as psicólogos/as com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.›› Justificativa de impossibilidade de voto
Neste ano, por serem as eleições totalmente por meio eletrônico, os profissionais poderão votar, independentemente de estarem em seu domicílio, pois bastará ter acesso a um canal eletrônico para escolher seus representantes.
Entretanto, caso surja quaisquer impedimentos, poderão justificar sua ausência até 60 dias após as eleições (26 de outubro). Em site que será posteriormente divulgado.
Estão dispensados de apresentar justificativa as/os psicólogas/os com 65 anos ou mais.›› Como é estabelecido o regramento do processo eleitoral?
A Resolução CFP nº 016/2018, de 7 de agosto de 2018, aprova o Regimento Eleitoral, para escolha de conselheiros federais e regionais do Conselho Federal e dos Regionais.

 

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>